Gostaria de resgatar com vocês a importância do consumo dos feijões. Mesmo sendo parte do hábito alimentar dos brasileiros, os feijões têm perdido seu posto de destaque no almoço e no jantar de cada dia.
Muitos desconhecem que os feijões são considerados alimentos de alta densidade nutricional, pois contêm baixo valor de energia e são ricos em fibras e proteínas vegetais, além de fornecerem vitaminas e minerais. Você ainda pode complementar esses benefícios com os temperos utilizados no preparo (como alho, cebola, cheiro-verde, pimentas e ervas aromáticas), que agregam sabor e benefícios nutricionais extras em função dos seus compostos bioativos, sem alterar o teor de calorias. Contudo, ao adicionarmos óleos e gorduras ao preparo estaremos aumentando o teor de calorias em função da energia proveniente desses ingredientes.
Portanto, consumir feijões é um hábito alimentar saudável. Ao consumir uma concha média de feijão (aproximadamente 100 g – sendo 50% grão e 50% caldo), o seu corpo estará recebendo em média 66 calorias, 5,3 g de proteínas vegetais, 5,0 g de carboidratos disponíveis e 9,6 g de fibras (48% da recomendação diária).
Para completar a recomendação diária de fibras, consuma legumes, verduras e frutas (preferencialmente e sempre que possível na forma crua e com casca). Além disso, procure dar preferência aos alimentos na forma integral. E lembre-se de que o bom funcionamento intestinal depende também do consumo de água diário.
Para saber mais sobre os feijões e outras leguminosas, confira a matéria no site do Instituto: http://www.institutoharmonie.com.br/arquivos/leguminosas-instituto-harmonie.pdf. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!
Instituto Harmonie © | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por:
Política de Privacidade