As alterações do colesterol presente no sangue são um fator de risco que pode desencadear doenças do coração. Por isso, a manutenção do peso corporal adequado, uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são medidas que ajudam na prevenção e no tratamento. A interrupção de hábitos nocivos, como o tabagismo, também é muito importante para se obter um estilo de vida saudável.
A adição de sal e açúcar durante o preparo dos alimentos merece cautela e deve ocorrer com moderação. Lembre-se: produtos industrializados também podem conter esses ingredientes, sendo assim, fique sempre atento às informações presentes na embalagem.
Óleos e gorduras necessitam de uma análise mais cuidadosa. Os saturados, por exemplo, podem causar a elevação do colesterol agressor (LDL-colesterol) e devem ser consumidos com moderação. Já os insaturados (mono e poli) são benéficos e exercem um importante papel na saúde cardiovascular. Lembre-se que óleos e gorduras contém um alto valor calórico (09 kcal/g) e quando consumidos em excesso podem contribuir para o ganho de peso corporal.
Legumes, verduras, frutas, cereais, grãos, feijões, sementes, tubérculos e raízes devem fazer parte das refeições diárias, pois são a chave para sua saúde. Não se esqueça: cuidar do seu coração depende de você!
Instituto Harmonie © | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por:
Política de Privacidade